quinta-feira, 15 de outubro de 2009

No Nobiliário do Conde D. Pedro

Vejamos o que sobre a família de D. Ouroana se escreve no Nobiliário do Conde D. Pedro. Comecemos pela sua mãe, D. Gontinha Godins:

De dona Gontinha Godins filha de dom Godinho Fafez e de dona Gontinha Meendez filha de dom Mem Nuniz de rriba de Doyro:
Esta dona Gontinha Godiins foy casada com dom Paay Soarez Correa o velho, e fez em ella dona Ouroana Paaez Correa e dona Samcha Paaez Correa como se mostra no titullo XXXI do dona Ouroana Meendez parrafo pri­meiro: e dêsque morreo esta dona Gontinha Godiins casou este dom Paay Soarez Correa com dona Maria Gomez da Silva irmãa de dom Martim Gomez e de dom Paay Gomez da Sillua, e fez em ella Pero Paaez Correa e dona Maria Paaez d’Oufeãaes que ouuerom somel como adeante ouuirees no titullo dos Correãaos.

Agora uma segunda citação, que vai repetir parte da anterior, mas que apesar de tudo adianta a informação:

E dona Maria Gomez da Sillua irmã da dita dona Orraca Gomez e filha dos sobreditos foi casada com Paay Soarez Correa o velho, e fez em ella Pero Paaez Correa e dona Maria Paaez de Foaanes: e este Paay Soarez Correa fora ante casado com dona Gontinha Godiins, filha de dom Godinho Fafez o velho e de dona Gontinha Mendez filha de dom Meem Nuniz de rriba de Doyro, e fez em ella dona Sancha Paaez e dona Ouroana Paaez Correa que forom casadas e ouuerom semel como já dissémos.
Este Pero Paaez Correa sobredito filho de Paay Soarez e de dona Maria Gomez da Sillua sua segumda molhor foy casado com dona Dordia Paaez filha de dom Pero Meemdez d’Aguiar e de dona Esteuainha Meemdez de Gumdar, e fez em ella meestre dom Paay Correa, e Joham Correa, e Martim Correa, e Sueiro Correa, e Gomez Correa, e outro Paay Correa que foy Aluarazento, e dona Moor Pirez Correa, e dona Samcha Pirez Correa.

Em síntese, ficamos a saber que D. Ouroana Pais Correia era filha de D. Gontinha Godins e D. Paio Soares Correia. Este casal teve outra filha, D. Sancha Pais. Falecida D. Gontinha Godins, D. Paio Soares Correia casou de novo, agora com D. Maria Gomes da Silva (que devia ser muito jovem, pois ainda fará, também ela, um segundo casamento). O casal vai ter outros dois filhos, D. Pêro Pais Correia e D. Maria Pais de Fiães. O resto da citação refere o casamento e os filhos de D. Pêro Pais Correia.

Sem comentários:

Enviar um comentário