quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A irmã e os meios-irmãos de D. Ouroana

As citações do Nobiliário do Conde D. Pedro já nos informaram sobre a família de D. Ouroana. Vejamos agora a memória que as inquirições conservam de sua irmã e de seus dois meios-irmãos.
Em Santa Marinha de Vicente, anexada depois a Gondifelos, e que em 1258 era «Honra dos Correias», surge o nome da irmã D. Sancha e seu marido:

E de outra quintã que aí existe davam de fossadeira um bragal; e comprou nela D. Sancha Pais a sétima parte de duas quintas, e tira o correspondente dessa fossadeira. E nestas duas quintãs davam voz e coima, e agora não dão por causa dos filhos de Reimão Peres.[1]

D. Sancha Pais é certamente a irmã de D. Ourona Pais Correia; Reimão Peres é o marido.
Mas nessa Honra dos Correias havia mais familiares, pois é aí que ficam os lugares de Fiães e Ofiães das citações do Nobiliário, onde viveu D. Maria Pais Correia, de Fiães; mencionam-se também os seus filhos, os cavaleiros Rui Vasques Quaresma e Martinho Vasques.
O meio-irmão de D. Ouroana, D. Pêro Pais Correia, surge em Balasar, onde protagoniza um amádigo. A «Vila do Casal» «toda está honrada por meio de D. Pêro Pais Correia, que aí foi criado», dizem as Inquirições.

[1] Et de alia quintana que ibi est dabant de fos­sadeira j. bracale; et comparavit inde domna Sancia Pelagiz septimam de duabus quintis, et tollit tantum de ipsa fossaderia. Et in istis duabus quintanis pecta­bant vocem et calumpniam, et modo non pectant pro­pter filios de Reimondo Petriz.

Sem comentários:

Enviar um comentário