quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Duas Ouroanas

Nas inquirições de 1220, imediatamente antes de se falar sobre Nabais, vêm os textos sobre Remelhe. Ora aí em Remelhe menciona-se uma D. Ouroana, que é «ama da Rainha D. Mafalda».
Esta «rainha D. Mafalda», filha de D. Sancho I, casou muito jovem com o rei de Castela, igualmente jovem, que em breve morreu. Regressada a Portugal, usou sempre o título de rainha. Devido à exemplaridade da sua vida, foi beatificada em finais do século XVIII, sendo irmã das também beatas Sancha e Teresa.
Pensamos que entre esta D. Ouroana e a D. Ouroana Pais Correia não há nada de comum, além do nome e de serem contemporâneas. Cremos pois que são duas mulheres diferentes.
A «ama da rainha D. Mafalda» chamava-se D. Ouroana Peres e foi casada com Gonçalo Peres e teve um irmão de nome Pedro Peres, como vem num documento do Mosteiro de Arouca, datado de 1223, que começa assim:

Em nome de Deus. Seja manifesto tanto aos presentes como aos vindouros que eu D. Garcia Sanches, mestre da milícia de Pereiro e Alcântara, com todo o nosso convento, faço carta de doação e perpétua firmeza a vós, D. Ouroana Peres, ama da rainha D. Mafalda, e a vossos descendentes, de toda a sua herdade que o nosso irmão Pedro Peres, vosso irmão, teve de seu património, onde quer que a possais encontrar.[1]

De resto, na tese que Maria Helena da Cruz Coelho dedicou ao Mosteiro de Arouca, nunca se menciona D. Ouroana Pais Correia, apesar de lá falar repetidamente de D. Ouroana Peres e citar documentos que atestam propriedades suas em Remelhe.

[1] In Dei nomine. Tam presentibus quam futuris sit manifestum quod ego domnus Garsias Sancii Calatrauensis milicie Perarii et Alcantare magister una cum conuentu nostro uobis domne Ouroane Petri nutrici regine domne Maphalde et uestre progeniei facio kartam donacionis et perpetue firmitudinis de tota sua hereditate quam frater noster Petrus Petri uester frater habuit de suo patrimonio per ubicumque poteritis illam inuenire.

Sem comentários:

Enviar um comentário